Reteste GNV
Agende seu Reteste
Compre Cilindro
Manutencao GNV
Novidades e Eventos
InMetro - Credenciamento
Nossas Instalacoes
Importancia do Reteste
Videos
Fotos Processo Reteste
Certificacao
Rejeicao de Cilindro
Passo a Passo do Reteste
Dicas Reteste GNV
Servicos Realizados
Clientes
FAQ
O que e GNV
Beneficios GNV
Como Funciona o GNV
Cuidados com GNV
GNV no dia a dia
Meio Ambiente e Saude
Objetivos da Qualidade
Simulador de Consumo
Onde abastecer RJ e SP
Sites Uteis para GNV
Fale Conosco
Mapa do Site
e-mail me



O que é GNV ?

 

GNV é a sigla de Gás Natural Veicular, ou seja, é o gás natural utilizado em veículos automotores. Ele é o mesmo gás canalizado utilizado em residências, comércio e indústria, porém armazenado e transportado sob alta pressão em cilindros especiais, alimentando o motor do veículo.

Existem aproximadamente 35.000 veículos no Estado de São Paulo, em sua maioria táxis, veículos de transporte alternativo, frotas cativas de empresas e particulares que são convertidos de seu combustível original (gasolina ou álcool) para permitir o uso do GNV, tornando assim o veículo bi-combustível.

O GNV é armazenado em cilindros sob alta pressão (200 bar ou 200 kgf/cm²) e pode ser utilizado como combustível alternativo em qualquer veículo movido a gasolina ou álcool, com carburador ou sistema de injeção eletrônica.

Ele é diferente do o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) em vários aspectos, a começar pela sua composição. O GNV é composto basicamente por metano, enquanto o GLP é composto por propano e butano.

O GNV é normalmente armazenado sob alta pressão na forma gasosa; já o GLP (também conhecido como gás de botijão) é armazenado na forma líquida e sob pressões muito inferiores. Isso tem impacto grande na maior segurança proporcionada na utilização do GNV. Além disso, o uso do GLP é proibido para fins automotivos.

Fonte: www.defenda-se.inf.br