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Cuidados com GNV

 

Cuidados na Conversão

• Só converta seu carro em oficina homologada pelo Inmetro.

• Exija da convertedora, nota fiscal e Certificado de Homologação do Inmetro para fazer o registro de conversão no Detran.

• Procure o Selo de Conformidade com a marca INMETRO no cilindro. Este selo atesta que o cilindro é apropriado para armazenagem de GNV. O selo é verde e tem um número sequencial e um número de licença, os dados do fabricante e a data de fabricação do cilindro.

• Confirme que o cilindro é feito de aço especial, de alta resistência para GNV (NBR-12790 ou ISSO 4705) e fixado com suporte adequado.

• Não permita, jamais, solda no cilindro, pois este será um ponto sem resistência, com sérios riscos de ruptura e vazamento do combustível.

• Não aceite peças usadas, cilindro recondicionado ou de procedência desconhecida. Na instalação, exija tubos de aço.

• Faça as revisões periódicas do kit e cilindro só em convertedoras homologadas pelo Inmetro.

Cuidados no Abastecimento

• Ao abastecer, desligue o motor, o rádio e o telefone celular.

• Apague os faróis.

• Freie o seu veículo.

• Não fume.

• O motorista e os passageiros devem sair do carro.

• Exija que o veículo seja sempre aterrado.

• Certifique-se de que a mangueira de abastecimento de GNV foi desconectada antes de arrancar.

• A pressão de abastecimento não deve, nunca, ultrapassar 220 kgf/cm2.

• O kit e cilindros são dimensionados para 220 kgf/cm2 de pressão máxima.


Pressões acima desse limite podem causar vazamentos no sistema, diminuindo a vida útil do seu equipamento e correndo o risco de provocar acidentes